FuturaIM implanta logística urbana expressa e sustentável

FuturaIM implanta logística urbana expressa e sustentável

Mais rapidez nas entregas e sem emissão de carbono!

Você sabia que já disponibilizamos um sistema de frete totalmente sustentável em toda a Capital e Grande São Paulo? A ideia é oferecer uma alternativa de entrega inovadora, sem emissão de carbono.

Nós já somos a favor de um conceito sustentável, que visa diminuir a produção de resíduos sólidos, de papéis e consumo de tintas, além disso, já criamos estratégias para economizar energia e reduzir o volume de descartes químicos, com o objetivo de minimizar a liberação de carbono e neutralizar os gases-estufa que causam o aquecimento no planeta.

E, com a chegada do sistema de frete sustentável, agora é possível também substituir o uso de carros, caminhões e motoboys, que emitem carbono por um modelo de frete a favor do meio ambiente, com as bikes e motos elétricas.

Segundo Thiago Manso, gerente de logística da IM, as bicicletas e as Scooters (motos elétricas) são as melhores alternativas para ter mais mobilidade e baixo custo. Somente em alguns casos, as entregas são realizadas com uma van elétrica, por conta do peso do material.

"O Biker que utiliza mochilas nas entregas carrega até 6 kg de volume de materiais. Já o que sai com bagageiro, pode levar até 25 kg. Agora, em algumas situações que excedem o peso permitido para usar mochilas ou bagageiros, fazemos a entrega com a van elétrica", explica o gerente de logística da gráfica online FuturaIM.

A princípio, foram realizados diversos testes. Entregas foram feitas no centro de São Paulo, como: Bela Vista, Pinheiros, Vila Mariana e outras regiões. E o efeito foi positivo, tanto para o meio ambiente, quanto na questão do prazo de entrega, conta Thiago em entrevista.

"Desde o início de nossa operação neste modelo sustentável de transporte, já se somam 939 entregas, 18.306,2 km percorridos e 2.342,9 Kg de CO2 evitados na atmosfera". Além disso, percebemos que o cliente está recebendo o pedido em um prazo muito menor do que ele esperava, de 4 a 5 dias de antecedência".

O cliente que realiza a compra pelo site e escolhe a entrega sustentável, destinada à Capital ou Grande São Paulo, já recebe o material gráfico em horário comercial, das 8 às 18 horas e em alguns casos, até às 22 horas.

Foi implantado um sistema integrado de gestão, que permite o monitoramento da rota em tempo real, através de um aplicativo, até o momento da entrega, e ainda destaca que em breve as entregas serão expandidas para todo o Estado de São Paulo. 

De acordo com o gerente de operações, Felipe Augusto, ao longo do ano, um motoboy despeja até 4 toneladas de carbono, sendo que uma simples pedalada de 14 Km, deixa de emitir mais de 1 kg de dióxido de carbono na cidade.

"Faremos o que estiver ao nosso alcance para evitar a poluição sonora e atmosférica. E é muito gratificante saber que tem gerado bem menos impactos ambientais durante nossas entregas", finaliza Felipe, o gerente de operações da gráfica. 

;