Entenda a diferença entre Guideline e Style Guide e quando aplicar cada um
Para não confundir maisA verdade é que, todo projeto que necessita do trabalho e/ou criação de uma identidade visual, precisa ter um direcionamento, de forma que o designer consiga atender eficientemente às solicitações dos clientes. Para isso, diferentes maneiras e técnicas surgiram ao longo dos anos e, duas delas são o tema do artigo de hoje.
O termo Guideline, que pode ser traduzido como “diretriz”, tem exatamente a função de direcionar um processo criativo, podendo ou não ser acompanhado de um auxílio visual, regras e condições definidas pelo cliente em questão.
Já quando falamos de Style Guide, estamos nos referindo a um conjunto visual de referências, padrões e ideias para uma peça. Nele, é comum que sejam apresentados padrões de cores, formas, símbolos, fontes e ícones, colaborando para a aproximação dos designers envolvidos (com exemplos mais “consistentes”) ao objetivo do cliente.
Muitos profissionais ainda confundem os termos por terem objetivos similares, buscando a padronização do processo de produção e construção de um produto/marca. Mas a diferença está, basicamente, na forma em que se faz: um, com uma escrita formal, como no manual (Guideline) e outra mais objetiva e demonstrativa, exemplificando (Style Guide).
Portanto, a aplicação deles pode depender do tamanho do projeto e da forma que será estabelecido o ritmo de trabalho da equipe envolvida.
Gostou do nosso artigo? Deixe suas dúvidas, opiniões e sugestões aqui nos comentários!